Distúrbios

Transtorno Bipolar

Chamado antigamente PMD – Psicose maníaco depressiva.

Doença curiosa. Misto de comicidade e tragédia.

A pessoa passa por 4 fases: depressão, euforia, mista e normalidade.

Na DEPRESSÃO sofre o paciente. Fica prostrado, sem ânimo, sem prazer com nada,  tristeza profunda e constante e na maioria das vezes, com forte vontade de morrer. Nesta  fase costuma ficar se lamentando do que fez e do que não fez nas outras fases. Tudo é motivo para ficar se culpando e se punindo.  O risco  de suicídio é grande – a pessoa precisa ser vigiada. É difícil convencê-la a se tratar, pois acha que não  tem solução para o seu caso.

Na EUFORIA (mania) é o oposto. Se sente grandioso, perfeito, capaz, mais inteligente, animado, tudo é fácil, não enxerga obstáculo em nada. Quer viver intensamente. Dormir é perda de tempo. Fica muito falante e com energia exagerada. Cheio de grandes projetos, faz dívidas, dá coisas para os outros. Ninguém consegue convencê-lo a se tratar, pois não se acha doente – nunca se sentiu tão bem ! Precisa ser vigiado para não fazer maus negócios.Nesta fase, sofre a família.No tratamento é fundamental fazer a pessoa dormir,mas deve-se evitar os tranquilizantes.

Na FASE MISTA o paciente tem ao mesmo tempo sintomas de agitação e de depressão. O humor fica mais oscilante e o risco de suicídio é maior. Os estabilizadores de humor são os medicamentos de escolha.

Na FASE DE NORMALIDADE, a pessoa acha que não vai ter mais crise e costuma parar o tratamento. A tendência é as crises ficarem vindo ciclicamente, em média a cada 6 meses, umas mais graves, outras mais brandas. É uma doença orgânica, relacionada aos neurotransmissores. É hereditária. O tratamento de escolha é o medicamentoso, que bem feito, pode manter a doença sob controle. O Carbonato de Lítio ainda é o remédio mais eficaz na prevenção de novas crises.

Na fase depressiva deve-se evitar o uso de antidepressivos e não se deve forçar o sono.Dormir muito pode deprimir.

Veja Também

José Mól

Atua como médico em consultório privado, com ênfases nas áreas de PSIQUIATRIA e MEDICINA do SONO e faz palestras sobre o assunto, em congressos nacionais e internacionais e em instituições públicas e privadas.

Contato

Belo Horizonte:
31-3283-9922 | 31-9988-1661.
Ipatinga:
31-3824-8405 | 31-9988-1661.

Não atendemos convênios

Nome
Telefone *
E-mail *
Mensagem *