Distúrbios

Pânico

Acesso de angústia tão intenso que dá ao sujeito a  impressão de estar morrendo ou de que vai perder o controle.

O chamado “TRANSTORNO DO PÂNICO”, é uma doença que pode ocorrer em qualquer idade e a qualquer momento, sem nenhum aviso prévio. É um alarme que dispara no organismo, sem nenhum perigo externo justificável. A pessoa tem a impressão de que algo muito perigoso está acontecendo dentro de si. É um quadro abrupto, uma crise aguda de intenso sofrimento.

Os sintomas mais comuns são : coração disparado, sensação de falta de ar, tonteira, dor no peito, suor frio, sensação de desmaio e medo – de morrer, de ficar louco, de fazer algo fora de controle, etc…A crise pode vir espaçada de meses, ou vir várias vezes no mesmo dia. Dura poucos minutos e com frequência melhora espontaneamente, antes do atendimento médico. É comum a pessoa associar a crise com algo que estava fazendo na hora e criar uma fobia. Se tem a crise num banco, não entra mais em bancos; se estava tomando coca-cola, passa a não tomar mais refrigerantes ; se acorda à noite com a crise, passa a ter insônia, por medo de dormir e passar mal. A pessoa passa a ter intenso medo de voltar a ter crise.

Pode desenvolver um quadro chamado de AGORAFOBIA, quando passa a ter medos variados : de tomar banho e de dormir sozinha, de chuva, de escuro, de viajar de ônibus, de elevador, etc.. Não se sabe ainda porque acontecem essas crises, mas sabemos que tem a ver com alterações nos neurotransmissores, pois a grande maioria dos pacientes melhora em pelo menos 85%, com o uso de antidepressivos.

Veja Também

José Mól

Atua como médico em consultório privado, com ênfases nas áreas de PSIQUIATRIA e MEDICINA do SONO e faz palestras sobre o assunto, em congressos nacionais e internacionais e em instituições públicas e privadas.

Contato

Belo Horizonte:
31-3283-9922 | 31-9988-1661.
Ipatinga:
31-3824-8405 | 31-9988-1661.

Não atendemos convênios

Nome
Telefone *
E-mail *
Mensagem *